Marina Brito

Esperar ser mandado embora vale a pena? Avalie o real custo

Quando se está empregado há bastante tempo na mesma empresa e há o descontentamento com o local atual, muitas pessoas hesitam em buscar outra oportunidade e pedir o desligamento e esperam ser mandadas, considerando que os valores da rescisão serão maiores. 

Gostaria de propor uma reflexão sobre os custos dessa decisão que não são financeiros, mas estão lá. 

Saúde mental: Analise se a situação causa danos à sua saúde mental. Ansiedade, desânimo, diminuição da autoestima profissional, relacionamentos difíceis e outros aspectos comprometem a saúde como um todo. A escolha de se manter nessa situação pode fazer com que você gaste dinheiro, tempo e vitalidade.

Imagem profissional: É comum que você se desengaje e o desempenho caia. Em alguns casos, os profissionais optam por cometer deslizes para assim serem desligados. É importante pensar que, além da sua gestão, seus colegas e pessoas de outra área estão vendo a sua postura, ou seja, isso impacta no seu networking. No futuro, essas pessoas poderiam te ajudar a conseguir uma nova oportunidade ou construir outras parcerias profissionais, porém, se a sua imagem profissional não passar confiança, isso não vai acontecer (mesmo que elas gostem de você). 

Tempo: Estar na empresa que você não gosta é um investimento de tempo em algo que você não quer para o seu futuro. Você poderia usar o tempo se desenvolvendo, fazendo projetos novos, conhecendo pessoas e trabalhando em um lugar que goste. 

Auto responsabilidade: Deixar a decisão sobre a sua carreira na mão de outra pessoa é um custo intangível. Você não tem controle de quando as coisas vão acontecer e não terá condições de se planejar para ter a vida que deseja no momento mais adequado. O sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões fortalece sua autoestima e já é o início de um novo caminho. 

Não existe uma resposta certa ou errada e nem uma receita sobre como proceder. Pedir desligamento ou aguardar a decisão da empresa são responsabilidades próprias e ambas geram impactos que vão além do financeiro. Nas duas opções há ganhos e perdas, por isso, analise bem a sua decisão e, principalmente, não faça nada sem ter um plano de ação.

O processo de orientação de carreira pode te ajudar a sair dessa situação fazendo uma transição segura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *