Convidada: Giulianna Santos
Você já pensou em empreender ou ter uma carreira paralela?
Muitos dos profissionais que eu atendo tem este desejo e buscam o processo de orientação de carreira para se estruturar. Porém, abrir uma empresa vai muito além de realizar o seu plano de negócios, é preciso pensar no seu estilo de vida, interesses de carreira, retorno que irá obter do trabalho e até na sua personalidade. Para isso, há excelentes ferramentas no mercado, como o MBTI ou Facet 5, inventários de personalidade amplamente utilizados no mundo e eu sempre recomendo para autônomos, empreendedores e líderes.
Uma outra recomendação que faço é conversar com pessoas que já passaram por essa experiência para conhecer como é a realidade. Hoje quero trazer para vocês um bate papo que tive com a Giulianna Santos, que conta como é conciliar seu emprego em RH e a loja de moda praia Santa Onda. Saber essa realidade pode te ajudar a tomar uma decisão.
Para conhecer mais sobre o processo de orientação de carreira para empreendedores e também sobre o MBTI ou Facet, me mande uma mensagem e podemos conversar.
Vamos para o nosso bate papo:
Marina: Giu, muito obrigada por ter aceitado este convite para a conversa. Para começar, conte pra gente como foi a sua trajetória profissional.
Giulianna: Sou psióloga de formação, iniciei minha carreira no RH e estou há 11 anos na área. Passei por empresas como grupo Algar, Mattos Filho, Microsoft e hoje estou na Clear Sale. Minha carreira foi mais voltada para Recrutamento e Seleção e atualmente ocupo a cadeira de gestora de cultura e clima. Cuido da parte de engajamento e ritos culturais da empresa.
Marina: Como surgiu a inspiração e a coragem para criar o Santa Onda?
Giulianna: O Santa onda nasceu da minha paixão por biquinis. Eu sempre fui a louca dos biquinis! E quando as minhas amigas viam eles na praia, na piscina ou nas redes sociais, perguntavam: “De onde é esse biquini?”, “Onde você costuma comprar?”. Até que elas sugeriram para eu começar a vender. E aí, quando mais de uma pessoa fala para você vender, comecei refletir e pensei: Por que não? Foi assim que eu comecei o Santa Onda. Eu comprei dez biquinis inicialmente para ver o que ia acontecer e as coisas foram evoluindo. Comecei em janeiro de 2021, fui até o final deste ano vendendo os biquinis, fiz uma pausa em 2022 e retornei em 2023.Foi um pouco difícil conciliar com o CLT no início. Resumindo, o Santa Onda nasceu de uma vontade de vender modelos diferentes para um público diversificado, com peças confortáveis e duráveis. É isso que minhas amigas e clientes falam até hoje dos produtos.
Marina: Você comentou que fez uma pausa e foi difícil conciliar a loja com o CLT. Como funciona trabalhar com essas duas frentes na prática?
Giulianna: É bem difícil, não vou mentir. Exige muito planejamento, tanto das atividades do Santa Onda quanto das atividades do atual CLT. É preciso otimizar o tempo, então, tudo o que possa facilitar e automatizar a construção de conteúdo para redes sociais e site, por exemplo, eu realizo. Como no horário comercial estou focada no CLT, acabo usando muito os meus finais de semana e período noturno para poder planejar o conteúdo que vai ficar programado, fazer contato com o fornecedor, conhecer as tendências para o próximo ano, conhecer novos fornecedores, planejar o site e outras atividades.
Não é fácil e se não tiver uma boa organização não dá para finalizar as tarefas.
Marina: Quais aprendizados você teve no Santa Onda e levou para o RH?
Giulianna: Dá para fazer muitas analogias entre o RH e o atendimento ao público. No começo, para atendimento eu só tinha o instagram e o whatsapp para contato com o cliente. Eu demorava muito para responder, justamente por estar no meu trabalho CLT. Senti necessidade de ferramentas mais rápidas de atendimento para gerar confiança nos clientes. A criação do site facilitou muito isso. No RH é a mesma coisa. A primeira analogia é sempre entender a dor do outro. Eu pensava na ansiedade da cliente em ter a resposta e proporcionar uma compra rápida e confortável. Trazendo para a empresa, quais ferramentas, sistemas, guias eu posso disponibilizar para os meus colaboradores terem retornos mais rápidos e uma experiência de atendimento melhor? Eu apliquei muito na rotina do RH e vice versa. No RH temos muito a parte ouvinte e fazemos pesquisas para entender os colaboradores. Eu levei isso para as minhas clientes para perceber quais produtos elas precisavam.
Outro aprendizado que melhorou muito foi a questão do marketing. Eu nunca fui uma pessoa que promovia as minhas conquistas em âmbito pessoal e profissional, mas o Santa Onda exigiu essa exposição, além do conhecimento em marketing, mailing, SEO e diversas opções para divulgar a empresa. Fiz cursos, conversei com pessoas que já estavam no ramo e até mesmo de ramos diferentes, aprendi técnicas de vendas. Isso trouxe muito aprendizado sobre como vender as minhas entregas no RH. Está sendo ótimo. Vejo minha evolução de forma constante. Aprendi muito também sobre a questão financeira de uma empresa, que é bem diferente de uma organização financeira pessoal.
Marina: Qual dica daria para quem quer empreender e manter seu trabalho CLT?
Giulianna: Estude bem o seu ramo para entender o que o seu cliente precisa e qual é a necessidade que você irá atender. Esteja também confortável com o seu segmento. Tem que ser algo que a pessoa goste e tenha experiência. No meu caso é produto, eu amo biquínis, gosto de ver as tendências, estou sempre antenada com este assunto desde antes da loja.
Planejar-se e organizar-se financeiramente, providenciar os recursos que você vai precisar para abrir a sua empresa, verificar como será o investimento. Precisa estudar muito assuntos como marketing e finanças, principalmente se a pessoa empreende sozinha. Perceba quais são os seus pontos fracos para ter o mínimo de conhecimento nesses temas.
Converse com pessoas que podem te ajudar a ter mais visibilidade de negócio. Pense também na organização do dia-a-dia, dos conteúdos, é muito fácil tudo se perder no meio do caminho.É preciso ter paciência. Temos muita ansiedade e não é de uma hora para a outra que você vai ter um faturamento alto. É fazer um pouquinho a cada dia e com alguns meses você já vai ver o resultado.
A organização dos horários é bem importante. No meu caso eu reservo horários para ter o meu compromisso com o Santa onda e com o CLT. Independentemente de você estar empreendendo, você precisa dar conta das suas entregas no emprego.
Marina: Giu, muito obrigada por dividir a sua história e mostrar o lado real de ter dois trabalhos em paralelo. Nos meus atendimentos em orientação de carreira, sempre sugiro que os profissionais conversem com pessoas que já passaram por essas experiências para que possam conhecer e definir se é o que buscam no momento e as suas dicas serão bem importantes. Desejo muito sucesso e crescimento para você no RH e na Santa Onda!